No Brasil, o consumo de sacolas plásticas atinge a marca de 13 bilhões por ano.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), o Brasil consome aproximadamente 13 bilhões de sacolas plásticas por ano. Isso significa que, em média, cada pessoa utiliza cerca de 60 sacolas plásticas anualmente.

As sacolas plásticas, inventadas pelo sueco Sten Gustaf Thulin em 1965, rapidamente se tornaram populares em todo o mundo devido à sua praticidade, maleabilidade e baixo custo. No entanto, seu uso excessivo tem causado sérios impactos ambientais.

Anualmente, mais de um trilhão dessas sacolas são distribuídas globalmente, contribuindo significativamente para a poluição do meio ambiente. Pesquisadores da Universidade de Cádiz, na Espanha, descobriram que 80% dos resíduos nos oceanos são compostos por plástico, sendo que 75% do lixo marinho é composto por apenas dez tipos de resíduos, sendo as sacolas plásticas as mais comuns, representando 14% do total.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental adotar medidas sustentáveis para reduzir o uso de sacolas plásticas e mitigar seus impactos negativos no meio ambiente. Uma alternativa é substituí-las por sacolas retornáveis, como as ecobags, geralmente feitas de materiais recicláveis.

Aqui estão seis motivos para fazer essa troca:

1. Sacolas plásticas levam centenas de anos para se decompor;
2. As ecobags armazenam mais produtos e são mais resistentes;
3. Economize, pois muitos estabelecimentos cobram pelo uso de sacolas plásticas;
4. As ecobags são fáceis de limpar e podem ser reutilizadas inúmeras vezes;
5. A maioria das ecobags é feita de materiais recicláveis, como PET;
6. Utilizar sacolas retornáveis ajuda a reduzir a quantidade de sacolas plásticas enviadas para aterros sanitários.

Ao adotar essas práticas sustentáveis, cada indivíduo contribui para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *